Blog

[MODELO] AÇÃO DE ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA – Promessa de Compra e Venda

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA …….. VARA CÍVEL DO FORO ………………….

……………………………………………………. (nome completo), ……….. (nacionalidade), ……………. (estado civil), …………….. (profissão), portador da cédula de identidade RG nº ……….., inscrito no CPF/MF sob nº …………, residente e domiciliado na ……………. (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, cidade, CEP, UF), por seu Advogado infra-assinado conforme instrumento mandatório anexo (doc.nº. …), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor a presente

AÇÃO DE ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA

em face de ………………… (nome completo),……….. (nacionalidade), ………….(estado civil), ……………(profissão), portador da cédula de identidade RG nº ………… e inscrito no CPF/MF sob nº ……………….., residente e domiciliado na …………(endereço completo: rua [av.],nº,complemento, bairro, cidade, CEP, UF) e que deverá seguir o rito sumário, pelos motivos de fato e fundamentos abaixo expor:

DOS FATOS

1. O Requerente, por escritura de promessa de compra e venda, lavrada no Cartório do Ofício, livro fls. ……, na data de ……..(dia, mês e ano), devidamente inscrita no Registro Geral de Imóveis do Ofício, sob nº ….., livro ….., fls. …., (doc.nº. ….), contratou em caráter irrevogável e irretratável a compra do imóvel consistente em ………………… (descrever o imóvel com a localização: rua, nº, complemento, bairro, CEP, cidade, UF, medidas, confrontações e área total) pelo preço certo e ajustado de R$ …………… (valor por extenso) que foram pagos da seguinte forma:

………………………. (descrever a forma do pagamento)

2. Conforme provam os documentos anexos, o Requerente cumpriu sua parte na obrigação, pagando o total do preço acertado e não conseguiu, pelos meios amigáveis, que o Requerido lhe outorgasse a competente escritura definitiva de compra e venda a que tem direito.

Diante da negativa do Requerido, o Requerente notificou-o por intermédio de cartório de títulos e documentos, conforme documento em anexo (doc.nº. …) para que outorgasse a escritura em ….. (por extenso) dias, sob pena de ficar constituído em mora e sujeitar-se a processo judicial, como está ocorrendo, por não ter atendido à notificação.

Por essa razão, propõe a presente ação para assim obtê-la.

DO DIREITO

O direito do requerente está consubstanciado nos artigos 15 e 16 do Decreto-lei nº 58, de 1937, devendo ser no presente caso adjudicado o bem imóvel adquirido.

DO PEDIDO

Em face do exposto, requer a Vossa Excelência se digne determinar a citação do Requerido para comparecer em audiência a ser designada oportunamente e nela apresente a defesa, se quiser e se tiver, sob pena de ser-lhe aplicado os efeitos da revelia, devendo a presente ação ser julgada PROCEDENTE, na qual se requer a adjudicação por sentença do imóvel descrito a qual servirá de título para a transcrição, condenando o Requerido nas custas e honorários de advogado.

Para os efeitos legais, atribui-se à presente o valor de R$ ………… (valor por extenso).

Nestes termos,

Pede Deferimento

………., …. de …………. de ……….

(local e data)

……………………

Advogado (nome)

OAB/…… nº ……..

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

plugins premium WordPress

Ação não permitida

Categorias
Materiais Gratuitos