Blog

2 (18)

Conheça as principais diferenças entre prisão penal e processual

Picture of Por Easyjur

Por Easyjur

Desde o início do século, com o grande desenvolvimento da tecnologia e da internet, todas as pessoas começaram a ter um maior acesso a áreas e mundos que eram considerados como mais restritos, obtendo conhecimentos de todos os tipos. Dentre as áreas que mais cresceram com isso, pode-se citar a jurídica, já que todos os dias podemos observar assuntos e tópicos ligados a este meio entre as pesquisas em alta, como por exemplo, a Prisão penal e a prisão processual.

Se formos observar de perto os resultados das principais redes sociais, dos mecanismos de pesquisas (Google) e até mesmo de jornais e plataformas online, podemos notar que as pesquisas relacionadas a estes tipos de prisão acabam apresentando certa frequência e recorrência, um ponto bastante curioso.

Na grande realidade, estas pesquisas apresentam tal recorrência por conta da falta de fontes e plataformas que forneçam informações seguras e confiáveis em relação a Prisão penal e prisão processual, fazendo com que todas as dúvidas geradas e desenvolvidas pela população ficassem sem respostas.

Este é um problema extremamente sério, e visando o mesmo, nós da equipe EasyJur resolvemos trazer este artigo, onde separamos e falaremos sobre todas as principais informações ligadas a Prisão penal e prisão processual, focando principalmente em suas definições e diferenças. Sendo assim, recomendamos que se atente ao máximo em todo o decorrer do artigo abaixo.

Mas afinal, o que é prisão penal?

Antes de falarmos sobre a Prisão penal e a prisão processual em conjunto, citando todas as suas principais diferenças, é fundamental comentarmos sobre cada uma de forma separada, para que assim, você possa desenvolver uma base ampla e sólida de conhecimentos em relação a ambas.

Sendo assim, podemos definir a prisão penal como uma prisão definitiva, a qual tende a decorrer diretamente de uma sentença penal condenatória (ou seja, ela ocorre logo após o juiz lhe sentenciar com a pena condenatória). Grande parte das pessoas se enganam e pensam que existe somente a prisão penal, porém, quando vamos observar de perto, fica bem claro que tal pensamento está completamente errado.

Na grande realidade, além desta prisão definitiva e certa, também existem as prisões processuais, as quais também são denominadas como prisões provisórias, e assim, decorrem a partir de outros requisitos.

22 (14)

O que é prisão processual?

Bom, é possível definir a prisão processual (além de prisão provisória) como o tipo de prisão que é aplicada para evitar com que o suspeito de um determinado caso acabe destruindo as provas criadas durante o crime, ameace as testemunhas que viram ou participaram do crime de alguma maneira, ou que fuja para algum lugar onde a legislação brasileira não pode agir, ou até mesmo se esconder.

Quando o juiz suspeita que o indivíduo possui alguma destas ambições e vontades, utilizando como base provas e indícios verdadeiros e concretos, o mesmo poderá fazer a decretação da prisão provisória para o suspeito, a qual poderá ser temporária ou até mesmo preventiva.

Conheça as principais diferenças entre a Prisão penal e prisão processual

Com isso, agora podemos começar a nos aprofundar no assunto principal, e assim, falar sobre as principais diferenças que existem entre a prisão penal e prisão processual, apesar que, caso você tenha se atentado aos tópicos acima, de certo tais diferenças já devem ter ficado claras, certo?

De primeiro momento, podemos dizer que a Prisão penal tende a ser imposta logo após do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, ou seja, logo em seguida do juiz decretar a pena do indivíduo. Por outro lado, a prisão processual acaba sendo decretada em meio ao processo, antes mesmo da sentença ser realizada.

Também é válido dizer que a Prisão penal não apresenta natureza acautelatória, já que a mesma possui o principal objetivo de satisfazer a pretensão executória do Estado, em outras palavras, busca garantir o cumprimento da pena e sua finalidade, enquanto isso, a prisão processual serve apenas como uma segurança, para que assim, o suspeito não comprometa as provas que envolvem o crime cometido.

Por fim, mas não menos importante, também vale citar que há uma diferença na pena, já que a Prisão penal, como citado mais acima, trata-se de uma prisão definitiva, enquanto a prisão processual é apenas uma prisão provisória, a qual acaba no final do processo, podendo se tornar uma prisão penal caso o suspeito seja penalizado com tal.

Conheça a legislação da Prisão penal e da prisão processual

Para aqueles que desconhecem, o Código de Processo Penal acaba sendo a legislação responsável por determinar e regulamentar todas as principais características e até mesmo o funcionamento da Prisão penal e da prisão processual, e tendo isso em mente, nossa equipe decidiu trazer este tópico, onde separamos brevemente uma parte deste Código, o qual deverá servir como incentivo para você estuda-lo completamente no futuro.

222 (17)

“Art. 1° O processo penal reger-se-á, em todo o território brasileiro, por este Código, ressalvados:

 

I – os tratados, as convenções e regras de direito internacional;

 

II – as prerrogativas constitucionais do Presidente da República, dos ministros de Estado, nos crimes conexos com os do Presidente da República, e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade (Constituição, arts. 86, 89, § 2º, e 100);

 

III – os processos da competência da Justiça Militar;

 

IV – os processos da competência do tribunal especial (Constituição, art. 122, no 17);

 

V – os processos por crimes de imprensa.         (Vide ADPF nº 130)

 

Parágrafo único.  Aplicar-se-á, entretanto, este Código aos processos referidos nos nos. IV e V, quando as leis especiais que os regulam não dispuserem de modo diverso.

 

Art. 2°  A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.

 

Art. 3°  A lei processual penal admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito.

 

Juiz das Garantias

 

(Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

 Art. 3º-A. O processo penal terá estrutura acusatória, vedada a iniciativa do juiz na fase de investigação e a substituição da atuação probatória do órgão de acusação.     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)   (Vide ADI 6.298)    (Vide ADI 6.300)    (Vide ADI 6.305)

 

 Art. 3º-B. O juiz das garantias é responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais cuja franquia tenha sido reservada à autorização prévia do Poder Judiciário, competindo-lhe especialmente:     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)    (Vide ADI 6.298)   (Vide ADI 6.299)   (Vide ADI 6.300)        (Vide ADI 6.305)

 

I – receber a comunicação imediata da prisão, nos termos do inciso LXII do caput do art. 5º da Constituição Federal;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

II – receber o auto da prisão em flagrante para o controle da legalidade da prisão, observado o disposto no art. 310 deste Código;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

III – zelar pela observância dos direitos do preso, podendo determinar que este seja conduzido à sua presença, a qualquer tempo;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

IV – ser informado sobre a instauração de qualquer investigação criminal;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

V – decidir sobre o requerimento de prisão provisória ou outra medida cautelar, observado o disposto no § 1º deste artigo;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

VI – prorrogar a prisão provisória ou outra medida cautelar, bem como substituí-las ou revogá-las, assegurado, no primeiro caso, o exercício do contraditório em audiência pública e oral, na forma do disposto neste Código ou em legislação especial pertinente;    (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

VII – decidir sobre o requerimento de produção antecipada de provas consideradas urgentes e não repetíveis, assegurados o contraditório e a ampla defesa em audiência pública e oral;    (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

VIII – prorrogar o prazo de duração do inquérito, estando o investigado preso, em vista das razões apresentadas pela autoridade policial e observado o disposto no § 2º deste artigo;    (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

IX – determinar o trancamento do inquérito policial quando não houver fundamento razoável para sua instauração ou prosseguimento;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

X – requisitar documentos, laudos e informações ao delegado de polícia sobre o andamento da investigação;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

XI – decidir sobre os requerimentos de:    (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

  1. a) interceptação telefônica, do fluxo de comunicações em sistemas de informática e telemática ou de outras formas de comunicação;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

  1. b) afastamento dos sigilos fiscal, bancário, de dados e telefônico;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

  1. c) busca e apreensão domiciliar;     (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

  1. d) acesso a informações sigilosas;    (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

  1. e) outros meios de obtenção da prova que restrinjam direitos fundamentais do investigado;    (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

XII – julgar o habeas corpus impetrado antes do oferecimento da denúncia;    (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)       (Vigência)

 

XIII – determinar a instauração de incidente de insanidade mental;    (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)…”

 

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já sabe de tudo que é necessário para compreender o conceito e diferenças entre a Prisão penal e a prisão processual.

2222 (14)

 

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Ideal para grandes escritórios

R$

2499

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
2.500 Pushs de Andamentos
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
20 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO GROWTH
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Smart Docs (breve)*
checkmark m
Assinatura Digital (breve)*
checkmark m
Peticionamento (breve)*

Growth

Ideal para grandes escritórios

R$

1499

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Pushs de Andamentos
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO ENTERPRISE +
checkmark m
IVO – Inteligência Artificial
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Regras Cobrança Personalizadas
checkmark m
Automação Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
Acesso para 300 clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Enterprise

Ideal para escritórios de médio porte

R$

589

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Push de Andamentos
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
** Emissão de Boletos e NFs
checkmark m
Área de acesso para 200 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Premium

Ideal para escritórios de pequeno porte

R$

279

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
200 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
** Telefonia Voip EasyCall
checkmark m
Gestão de Processos Ilimitados
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
Legal CRM
checkmark m
Contratos e Relatórios
checkmark m
Área de Acesso para 100 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Start

Ideal para advogados solo

R$

79

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
50 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
01 Usuário Incluso
checkmark m
Cadastro de Clientes
checkmark m
Gestão de Processos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Cadastro de até 200 Processos
Conheça as principais diferenças entre prisão penal e processual
2 (18)

14/08/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos